Por Jorge Fernandes Isah
Um rápido resumo da aula anterior:
- Igreja como organismo [corpo vivo];
- Igreja como organização [corpo local];
- Igreja invisível e universal [todos os santos em todos os tempos];
- Igreja visível [onde há os joio e o trigo, ainda que o trigo seja verdadeiramente a parte visível da igreja universal.
Como distinção, temos o exemplo do ladrão da cruz, que faz parte da igreja universal, a igreja espiritual que reune os crentes de todos os tempos, mas não chegou a fazer parte da igreja visível, do corpo local.
Mt 13.24-30; Mt 13.47-50; Mt 3.12
As Marcas da Igreja
1. AS MARCAS DA IGREJA EM GERAL.
PERGUNTAS:
- PODEMOS DIZER QUE HÁ MARCAS QUE INDIQUEM UMA VERDADEIRA IGREJA?
- QUAIS?
- ATÉ QUE PONTO ELAS SÃO NECESSÁRIAS PARA QUE SEJA PARTE DA IGREJA DE CRISTO?
a.
Sentia-se pouca necessidade destas marcas quando a igreja era
claramente uma só. Mas, quando surgiram as heresias, tornou-se
necessário indicar certas mudanças pelas quais se pudesse reconhecer a
igreja verdadeira. Enquanto a igreja crescia, cresciam também as
investidas do inimigo para destruí-la. Já, à época dos apóstolos, um
número grande e heresias conviviam com a sã doutrina; elas mesmas, as
igrejas heréticas, se autodenominavam igrejas de Cristo, como membros do
Corpo. Portanto, com o passar do tempo, foi necessário indicar algumas
marcas pelas quais se pudesse distinguir a igreja verdadeira da falsa.
Havia um padrão da verdade ao qual a igreja deve corresponder, e reconheciam esse padrão na Palavra de Deus.
2. AS MARCAS DA IGREJA EM PARTICULAR.
a. A fiel pregação da Palavra. [Mt 28.18-20 – Evangelização e discipulado]
Esta
é a mais importante marca da igreja. A fiel pregação da Palavra é o
grande meio para a manutenção da igreja e para habilitá-la a ser a mãe
dos fiéis. Que esta é uma das características da igreja transparece em
passagens como:
- Jo 8.31, 32, 47; 14.23; 1 Jo 4.1-3; 1Ts 5.21; Ap 2.2
Atribuir
esta marca à igreja não significa que a pregação da Palavra na igreja
terá que ser perfeita para que ela possa ser considerada como igreja
verdadeira. Tal ideal é inatingível na terra; só se pode atribuir à
igreja uma pureza "incompleta" de doutrina.
Uma igreja pode ser relativamente impura em sua apresentação da verdade, sem deixar de ser uma igreja verdadeir. Paulo escreve à igreja de Corinto, onde os pecados campeavam, e muitos deles eram mais vergonhosos e infames do que os produzidos pelos ímpios, contudo, ainda assim, o apóstolo se refere a ela como igreja, e aos seus membros como irmãos.
Mas
há um limite além do qual a igreja não pode ir, na apresentação errônea
da verdade ou em sua negação, sem perder o seu verdadeiro caráter e
tornar-se uma igreja falsa. É o que acontece quando artigos fundamentais
de fé são negados publicamente, e a doutrina e a vida já não estão sob o
domínio da Palavra de Deus.
E é a palavra de Deus que retém as instruções instituídas pelo próprio Deus e que devem ser cumpridas pela igreja – At 2.41-42.
[Esta
passagem sugere a seguinte ordem: conversão, batismo, admissão à igreja
local, andar ordeiro, observância da Ceia do Senhor e da oração
coletiva]
b) Ordenanças: Ordem, lei, prescrição [1Co 1.2].
Que
a reta administração das ordenanças é uma característica da igreja
verdadeira, segue-se da sua inseparável conexão com a pregação da
Palavra e de passagens como:
- Mt 28.19; Mc 16.15, 16; At 2.42; 1 Co 11.23-30.
1- Batismo: Mc 16.15-16; Mt 26.19-20.
2- Ceia do Senhor – Lc 22.19-20; 1Co 11.23-26
C) O fiel exercício de disciplina.
É
deveras essencial para a manutenção da pureza da doutrina e para
salvaguardar a santidade dos sacramentos. As igrejas que relaxarem na
disciplina, descobrirão mais cedo ou mais tarde em sua esfera de
influência um eclipse da luz da verdade e abusos
nas coisas santas. Daí, a igreja que quiser permanecer fiel ao seu
ideal, na medida em que isto é possível na terra, deverá ser diligente e
conscienciosa no exercício da disciplina cristã. A Palavra de Deus
insiste na adequada disciplina a ser exercida na igreja de Cristo - Mt 18.15-18;
- 1 Co 5.1-5, 13 [1Tm 1.20 e 2Co 2.4-11] – Igreja como proteção ao crente. Paulo parece dizer que aquele que é expulso do convívio da igreja está entregue a Satanás, ao mundo, estando sujeito a ele e sem a proteção do Corpo.
Notas: 1- No áudio, os pontos apenas tocados levemente aqui são expostos mais detidamente, sobre as marcas primordiais da verdadeira Igreja de Cristo. 2- A seção 2C, que refere-se à disciplina eclesiástica será discutiva mais à frente, em outra aula.
3-
É discutida também a questão dos sacramentos [batismo e ceia], do ponto
de vista católico e reformado, como meios de graça, os quais, nós,
batistas, não reconhecemos, já que os temos por ordenanças e, em momento
algum, acreditamos que eles tragam uma "sobre-graça" sob a "graça", e
que sejam os aspetos visíveis da "Aliança" ou "Pacto".
4-
No áudio, confundi Tomás de Aquino com Agostinho, o qual formulou
primeiramente a doutrina dos sacramentos, ainda que o primeiro tenha-o
seguido na questão.
5-
Faço também, na aula, um pequeno comentário sobre o filme "Redenção",
cujo título em inglês é "Machine Gun Preacher", analisando o batismo
bíblico.
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