Página de doutrina Batista Calvinista. Cremos na inspiração divina, na inerrância e infalibilidade das Escrituras Sagradas; e de que Deus se manifestou em plenitude no seu Filho Amado Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, o qual é a Segunda Pessoa da Triunidade Santa

sábado, 7 de março de 2009

Endireitai Suas Veredas [Evangelho de Marcos - Parte 1]














Pr. Luiz Carlos Tibúrcio


A partir de hoje, pregaremos expositivamente o Evangelho de Marcos a cada domingo, se assim Deus quiser, crendo que o Senhor nos falará através da Sua santa palavra, revelando-nos a Sua vontade. Que cada um dos irmãos entenda o seu papel no Reino de Deus, e, sobretudo, o chamado que Ele tem para cada um de nós.

Marcos 1.1: "Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Como está escrito nos profetas: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas"
- No início do Evangelho de Marcos lemos sobre um servo, o qual viria preparar o caminho do Senhor.
- Essa é uma profecia sobre o homem cujo nome sabemos ser João o Batista.

Lucas 1.13: "Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João"
- João é anunciado como uma promessa.
- O anjo traz a notícia para Zacarias de que Deus lhe daria um filho. Ele e sua esposa estavam em idade avançada, e não era mais possível que tê-lo. Porém, não para Deus.
- Quando ele viu anjo, temeu, mas o anjo lhe disse: não temas, a sua oração foi ouvida por Deus, e você terá um filho.
Versículo 14: "E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento"
- João era o filho da promessa, e traria alegria, gozo para muitos.
- Deus usando os seus servos segundo o Seu propósito, trazia para Zacarias e Isabel gozo, mas não só para eles, mas para várias pessoas.
-Maravilhoso é como Deus nos coloca em comunhão santa com outras pessoas, e dirigindo os nossos caminhos de tal forma que somos abençoados por essas pessoas, e também somos usados por Ele para abençoá-las.
Versículo 15: "Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe"
- Desde o ventre, João é separado para realizar a obra de Deus.
- João foi filho de um milagre.
Versiculo 63: "E, pedindo ele uma tabuinha de escrever, escreveu, dizendo: O seu nome é João. E todos se maravilharam"
Versículo 5: "Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade"
- Um milagre, é isso que João Batista era. Um presente de Deus, é isso que significa o seu nome.
- Aquele que prepara o caminho do Senhor, e uma grande bênção para o povo de Deus.
- O fato de estarmos aqui hoje, de ouvirmos a palavra de Deus, não é algo maravilhoso?
- Deus tem nos presenteado com a vida que nos tem dado.

Salmo 139.13: "Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem"
- O salmista fala sobre a forma maravilhosa como foi gerado no ventre da sua mãe. E diz mais:
Versículo 15: "Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia"
- Deus nos fez maravilhosamente segundo o Seu santo projeto, pela Sua santa vontade.

Atos 17.26: "E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós"
- O apóstolo Paulo está dizendo que Deus estabeleceu na eternidade os limites da nossa morada, e planejou que nasceríamos aqui no Brasil, e estaríamos aqui agora na Sua casa.
Versículo 30: "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam"
- O Senhor mostra a Sua misericórdia e bondade.
- Todos fomos criados por Deus.
- João foi uma promessa de Deus feita nos tempos antigos.
- Igualmente, de uma forma infinitamente poderosa, por toda Escritura vemos Deus revelando o Senhor Jesus Cristo, o ungido de Deus, o amado do Senhor, como um presente que Ele nos dá, e que para nós significa tudo. Guardadas as devidas proporções, é como se alguém tivesse um presente magnífico para nos dar, e fosse descrevendo-o, revelando-nos os seus prodígios, a sua natureza.

Malaquias 3.1: "Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o Senhor dos Exércitos"
- Aqui vemos a promessa da vinda de João o Batista, o qual prepararia o caminho do Senhor Jesus.
- Mesmo com a idade, Zacarias e Isabel, não perderam a fé, nem a confiança em Deus, ainda que não fosse mais possível para eles, humanamente, terem um filho.
- Mas, havia uma promessa de Deus. E a seu tempo, Ele encarregou-se de cumpri-la; e que alegria para aquele casal de velhinhos receberem do Senhor o presente que tanto desejavam. O filho foi um milagre de Deus.

Votando a Marcos 1...

- Nós devemos receber a palavra do Senhor, e obedecer à Sua palavra.
- O apóstolo Paulo quando está escrevendo suas epístolas diz: Paulo, servo do Senhor Jesus Cristo... Não pela minha ou a sua vontade, nem pela vontade de ninguém, mas pela vontade de Deus, somos servos do Senhor Jesus.
- Foi Deus quem enviou João Batista; é Ele quem nos envia a proclamar a Sua palavra.
- A nossa motivação tem de ser a de fazer a obra do Senhor.
- Ninguém pode exceder em amor a Deus. O Seu cuidado em trazer João o Batista como um presente para Zacarias foi também torná-lo bênção na pregação do Evangelho de Cristo.
- O Senhor fazendo a Sua obra, o Senhor enviando homens à Sua seara, e enviando-nos a realizar a Sua santa vontade.
- Algo triste é quando passamos pela vida e nada fazemos. Há muitos homens, grandes homens que nos deixaram um legado, o qual desfrutamos daquilo em que trabalharam, e que agora nos beneficia. Mas sabe de uma coisa, meus irmãos, muito daquilo que é feito pelos servos do Senhor não é anunciado, nem reconhecido pelo mundo, porém, que obra maravilhosa, fantástica, anunciar o Evangelho de Cristo, e proclamar o caminho da Salvação, sabendo que estamos sujeitos a Ele, e por Ele, capacitados a alcançar os perdidos, os rebeldes.
- João veio segundo a palavra do Senhor. Assim como Isaías, Paulo, Pedro, e nós; somos chamados e destinados a fazer a obra do Senhor.
Versículo 6: "E João andava vestido de pêlos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre"
- Ele era um homem humilde, simples.

Mateus 11.7: "E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas, a respeito de João: Que fostes ver no deserto? uma cana agitada pelo vento?"
- O que é uma cana agitada pelo vento? Ela faz um assobio, um ruído.
Versículo 8: "Sim, que fostes ver? um homem ricamente vestido? Os que trajam ricamente estão nas casas dos reis"
- Aquelas pessoas desprezam os outros pela aparência. O valor que elas davam ao próximo era segundo o que elas aparentavam ou possuíam.
Versículo 9: "Mas, então que fostes ver? um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta; Porque é este de quem está escrito:Eis que diante da tua face envio o meu anjo,que preparará diante de ti o teu caminho"
- Quando perguntaram a João se ele era um profeta, ele diz: Não. Sou uma voz que clama no deserto.
- Hoje vemos muitos se arvorando a curandeiros, apóstolos e profetas, sem sê-los. Mas João disse o que era: servo do Senhor, e isso, infelizmente, é algo que a maioria dos homens se recusa a ser.
- O importante não é o que eu penso de você, meu irmão, o que falam de você, se você é bajulado, se o carregam no colo ou não, mas quem é você para Deus. Até porque, hoje as pessoas o adulam, amanhã o apedrejam.
Versículo 11: "Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele"
- Ninguém entre os nascidos de mulher é maior do que João o Batista, mas o pequenino, o menor entre os servos de Deus é maior do que ele.

Marcos 1.7: "E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas"
- João comia mel silvestre e gafanhotos, e se vestia com pêlos de camelo, não bebia vinho, jejuava, tinha uma vida de abstinência, voltada para Deus.
- Olha o contraste da palavra de Deus com o que vemos hoje, onde as pessoas são ensoberbecidas, vaidosas, uma querendo ser maior do que a outra. Cada uma ambicionando ter um bem maior, um poder maior, e ser melhor do que a outra.
- João, em si mesmo, se humilhava como servo do Senhor; tinha-se em menor grau para servi-lO melhor, de tal forma que o Senhor fosse exaltado e não ele mesmo.
- João, inquirido por um dos seus discípulos pelo fato de todos o abandonarem e seguirem a Cristo, disse: "Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido" (Jo 3.29). Em outras palavras, a alegria do amigo do noivo era exultar-se na alegria do noivo.
- Essa é a atitude de alguém cheio do Espírito Santo, que ao invés de se exaltar a si mesmo, exalta aquele que é merecedor de toda a glória e louvor, o nosso Senhor e Salvador.
- João o Batista é o exemplo de servo do Senhor Jesus, aquele que estava ali para servir e glorificar a Deus em sua vida. Veremos muitos tipos de servos do Senhor na palavra de Deus. Havia nele o temor a Deus, havia o cumprimento de uma profecia, de que seria uma bênção, e o desejo de servi-lO. Não havia em João a autoexaltação, orgulho, mas o desejo profundo de consagrar-se ao serviço do Senhor.
- Deus tem nos separado para ser vasos de honra, nos preparado para servi-lO, e nos destinado a ser uma grande bênção. Este deve ser o desejo de cada um de nós, que sejamos usados para cumprir aquilo que Ele deseja, seja pregar para uma multidão, ser preso injustamente, e ser decapitado como foi com João o Batista.
- O nosso desejo tem de ser, no mais íntimo do nosso coração, o de servir completamente a Deus, como instrumento da Sua vontade. Porque maravilhoso é Aquele que prometeu: e cuidarei de vós.

Resumo da mensagem pregada no TBB: Janeiro de 2009.
Todos os versículos da Almeida Corrigida e Fiel da SBTB (ACF)

domingo, 11 de janeiro de 2009

FONTE DE VIDA











Pr. Júlio César de Salles

O texto introdutório de hoje está em Lucas 2.14:
"Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens".
- Há uma tradução errônea que diz: "Paz na terra aos homens de boa vontade". Mas sabemos que não existe boa vontade nos homens, porque somos totalmente pecadores, e graças a Deus por não utilizarmos em nossa igreja essa tradução. Portanto, "paz na terra, boa vontade para com os homens", e não "aos homens de boa vontade".
- O homem é mal por natureza e definição. Então não é possível que ele tenha, inerente a si, boa vontade.
- O homem está morto em seus delitos e pecados. Está na pior situação possível, afastado de Deus, morto, perdido, em condenação eterna, e escravo de satanás.
- Infelizmente, as pessoas têm buscado em si mesmas algo que as transforme e torne-as em boas pessoas; seja na auto-ajuda, no esoterismo, em terapias... De certa forma, elas têm tentado ser melhores, mas, contrariamente a tudo o que o mundo nos diz e nos quer fazer acreditar, Deus revela-nos a nossa natureza tal qual ela é, em sua essência: o homem é mal, depravado, ímpio.

Então, iremos agora ao texto principal que está em João 4.1, onde lemos sobre uma pessoa que desejava mudar a si mesma pelas próprias forças, pela própria "boa vontade":
João 4.1: "E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João (ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos), deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia".
- Jesus deixou a Judéia e partiu para a Galiléia. Havia dois caminhos: Um que passava ao largo, por fora de Samaria, e outro que cortava por dentro de Samaria. Sabemos que os judeus não se davam bem com os samaritanos; porém, Jesus decide passar por dentro de Samaria, optando pelo caminho retilíneo ao invés daquele pelo qual teria de dar volta, traçar uma curva.
- No versículo 4, há a declaração fantástica do apóstolo João: "E era-lhe necessário passar por Samaria".
- Antes de sair da Judéia, antes da fundação do mundo, o Senhor já tinha um encontro marcado com a samaritana.

V. 5: "Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José".
- Os samaritanos também não se davam bem com os judeus, e sabemos que isso se deve ao cativeiro de Israel pelos assírios no ano 732, quando foram para o norte, e ali, os judeus se misturaram através do casamento misto em Samaria (Ed 7).
- Os samaritanos criam somente nos cinco primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco. Eles esperavam o Messias que instituiria o Seu Reino não sobre o monte Sião, mas sobre o monte de Gerizim, onde eles tinham um templo, o qual foi invadido pela idolatria, pelas imagens de Baal à època do rei Acabe; portanto, havia uma disputa entre eles e os judeus.
- Havia muitos poços em Samaria e, na Bíblia, decisões importantes eram tomadas próximas a fontes d'água. Em Genesis 24.11, Abraão procura uma noiva para Isaque: "E fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto a um poço de água, pela tarde, ao tempo que as moças saíam a tirar água".

Gênesis 29.1: "Então pôs-se Jacó a caminho e foi à terra do povo do oriente; E olhou, e eis um poço no campo, e eis três rebanhos de ovelhas que estavam deitados junto a ele; porque daquele poço davam de beber aos rebanhos; e havia uma grande pedra sobre a boca do poço".
- Esse poço de Jacó é o mesmo poço da história de João.

Êxodo 2.15: "Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço".
- Moíses matara um egípcio que ferira um judeu, escondendo o seu corpo na areia (v. 11-12).
- Poço na palavra de Deus significa muitas vezes um lugar de encontro.

Ezequiel 1.1: "E aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês, no quinto dia do mês, que estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus".
- Ezequiel recebeu o chamado de Deus junto a grandes águas.
Ezequiel 3.15: "E fui a Tel-Abibe, aos do cativeiro, que moravam junto ao rio Quebar, e eu morava onde eles moravam; e fiquei ali sete dias, pasmado no meio deles".

Daniel 8.1: "No ano terceiro do reinado do rei Belsazar apareceu-me uma visão, a mim, Daniel, depois daquela que me apareceu no princípio. E vi na visão; e sucedeu que, quando vi, eu estava na cidadela de Susã, na província de Elão; vi, pois, na visão, que eu estava junto ao rio Ulai".
Daniel 10.4: "E no dia vinte e quatro do primeiro mês eu estava à borda do grande rio Hidequel".
- Não foi por acaso que Daniel teve visões ao lado de grandes águas.
- E também não foi por acaso que, debaixo da providência de Deus, o Senhor Jesus marcara o encontro com a samaritana ao lado do poço de Jacó.
Voltando a João 4...
- O Senhor Jesus Cristo quebra todos os tipos de barreiras sociais, religiosas e etnicas.

Versículo 6: "E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber".
- É maravilhoso como o Senhor Jesus é quem vai de encontro à mulher, e diz-lhe: "Dá-me de beber".
- Os discípulos de Jesus haviam ido comprar comida (v.8), e Ele ficara sozinho com a mulher, depois de uma longa viagem.

Versículo 9: "Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva".
- O apóstolo João utiliza duas palavras no original que em muito nos auxiliará o entendimento e o sentido do texto.

Versículo 11: "Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?".
- João utiliza a palavra "therear", que significa um poço de água parada, de água comum, um poço de provisão, uma água pobre, uma cisterna rota; uma tentativa de um esforço pobre.
- Ao me deparar com essa palavra e sua definição, o meu coração se encheu de gozo, de contentamento, por perceber como Deus cuida de todos os detalhes, e tudo em Sua santa palavra tem um propósito definido e claro.
Versículo 14: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna".
- Aqui João usa a palavra "pegê" que tem o significado de fonte, água corrente, fartura de água, e não de um poço de água parada.
- A provisão humana é como a cisterna rota, porém, Jesus é a fonte de água viva.

João 7.38: "Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre".
- Não é um poço qualquer, mas o rio de água viva.
- A mulher estava falando de poços rasos, de uma provisão humana insuficiente, incapaz de saciá-la, porém, Jesus falava de uma fonte de água viva, inesgotável, capaz de saciar eternamente a todo aquele que dela beber.

Gênesis 16.7: "E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur".
- Aqui encontramos a mesma palavra que o Senhor Jesus usou pegê, e não therear.

Isaiás 12.3: "E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação".
- Jesus é a fonte divina da salvação; completamente diferente do esforço humano de se salvar, o qual é incapaz de salvar o homem.

Isaías 30.23: "Então te dará chuva sobre a tua semente, com que semeares a terra, como também pão da novidade da terra; e esta será fértil e cheia; naquele dia o teu gado pastará em largos pastos".

V. 25: "E em todo o monte alto, e em todo o outeiro levantado, haverá ribeiros e correntes de águas, no dia da grande matança, quando caírem as torres".

Isaías 41.18: "Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água".
49.10: "Nunca terão fome, nem sede, nem o calor, nem o sol os afligirá; porque o que se compadece deles os guiará e os levará mansamente aos mananciais das águas".

55.1: "Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite".

Sl 36.8: "Eles se fartarão da gordura da tua casa, e os farás beber da corrente das tuas delícias; porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz".
- Em todas estas passagens não vemos a ação humana, como a de cavar uma cisterna de água salobra, inútil, um esforço decorrente da depravação e incapacidade humana, mas o agir soberano de Deus, o qual resultará exatamente no cumprimento de toda a Sua vontade, uma vontade plena, perfeita, irretocável e farta .

Jr 2.13: "Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas".
- Aqui, o próprio Deus se refere aos esforços humanos como algo inútil, improdutivo, fracassado; e esse homem desprezou a Deus, o manancial de águas vivas, para cavar suas cisternas rotas, numa tentativa frustrada.
- Há também o caso de José que foi lançado numa cisterna, revelando o pecado e a maldade que havia nos corações dos seus irmãos.

João 4.11:
- Aquela mulher samaritana está dizendo: "Senhor, já tentei de tudo e a minha vida nunca melhorou.
- Ao questionamento da mulher Jesus respondeu: "Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna".
- Graças a Deus que Cristo fez de nós uma fonte de água viva!

V. 15: "Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la".
- A mulher faz uma nova tentativa.
- Interessante como tantas pessoas desejam desta água, porém, furando o poço próprio, buscando-a com o esforço próprio, pelos seus próprios meios, sem abrir mão do pecado, mantendo-se em rebeldia contra Deus.

V. 16:"Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá".
- Cristo tocou no âmago daquela mulher: o pecado do qual ela não queria e podia se livrar.
V. 17: "A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade".
- A tentativa frustrada de mudar a vida convivendo com o pecado, as águas rasas e imundas na qual aquela mulher se debatia esterilmente.

V. 19: "Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta".
- Ela tenta se esquivar da afirmação que Jesus lhe faz com uma conversa intelectual, desviando o foco daquilo que Cristo lhe mostrara: o pecado.

V. 20: "Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar".
- A mulher continua com a tentativa de desviar o foco, de polemizar com Jesus; sabendo-o judeu, busca uma forma de desviar-se do que a consome e impede de aproximar-se de Deus.
- Porém, Cristo não entra no seu jogo, não trava uma discussão espirituosa com a samaritana.

V. 21: "Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade".
- Jesus chamou a samaritana para sair do poço raso e salubre.
- Chamou-a para águas profundas.
- Chamou-a ao arrependimento, apontando o pecado dela.
- Adorar a Deus em espírito e verdade é reconhecer que a nossa provisão é inútil; que o nosso esforço é estéril; é reconhecer o Senhorio de Cristo e a provisão eterna que Ele nos dá, pois a água é vida, e a palavra de Deus afirma que o Senhor Jesus é a única fonte de vida eterna.
- E de que podemos contar com o Salvador maravilhoso, que se compadece das Suas ovelhas, suprindo-as com o dom eterno da salvação.

V. 26: "A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo".
- Jesus disse à samaritana o mesmo que disse a Moíses: Eu sou! Esta afirmação contempla a divindade do Senhor, e a nossa segurança e esperança de que somos fontes transbordantes de água viva eternamente.

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