.

.
Página de doutrina Batista Calvinista. Cremos na inspiração divina, na inerrância e infalibilidade das Escrituras Sagradas; e de que Deus se manifestou em plenitude no seu Filho Amado Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, o qual é a Segunda Pessoa da Triunidade Santa

sábado, 7 de março de 2009

Endireitai Suas Veredas [Evangelho de Marcos - Parte 1]














Pr. Luiz Carlos Tibúrcio


A partir de hoje, pregaremos expositivamente o Evangelho de Marcos a cada domingo, se assim Deus quiser, crendo que o Senhor nos falará através da Sua santa palavra, revelando-nos a Sua vontade. Que cada um dos irmãos entenda o seu papel no Reino de Deus, e, sobretudo, o chamado que Ele tem para cada um de nós.

Marcos 1.1: "Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Como está escrito nos profetas: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas"
- No início do Evangelho de Marcos lemos sobre um servo, o qual viria preparar o caminho do Senhor.
- Essa é uma profecia sobre o homem cujo nome sabemos ser João o Batista.

Lucas 1.13: "Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João"
- João é anunciado como uma promessa.
- O anjo traz a notícia para Zacarias de que Deus lhe daria um filho. Ele e sua esposa estavam em idade avançada, e não era mais possível que tê-lo. Porém, não para Deus.
- Quando ele viu anjo, temeu, mas o anjo lhe disse: não temas, a sua oração foi ouvida por Deus, e você terá um filho.
Versículo 14: "E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento"
- João era o filho da promessa, e traria alegria, gozo para muitos.
- Deus usando os seus servos segundo o Seu propósito, trazia para Zacarias e Isabel gozo, mas não só para eles, mas para várias pessoas.
-Maravilhoso é como Deus nos coloca em comunhão santa com outras pessoas, e dirigindo os nossos caminhos de tal forma que somos abençoados por essas pessoas, e também somos usados por Ele para abençoá-las.
Versículo 15: "Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe"
- Desde o ventre, João é separado para realizar a obra de Deus.
- João foi filho de um milagre.
Versiculo 63: "E, pedindo ele uma tabuinha de escrever, escreveu, dizendo: O seu nome é João. E todos se maravilharam"
Versículo 5: "Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade"
- Um milagre, é isso que João Batista era. Um presente de Deus, é isso que significa o seu nome.
- Aquele que prepara o caminho do Senhor, e uma grande bênção para o povo de Deus.
- O fato de estarmos aqui hoje, de ouvirmos a palavra de Deus, não é algo maravilhoso?
- Deus tem nos presenteado com a vida que nos tem dado.

Salmo 139.13: "Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem"
- O salmista fala sobre a forma maravilhosa como foi gerado no ventre da sua mãe. E diz mais:
Versículo 15: "Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia"
- Deus nos fez maravilhosamente segundo o Seu santo projeto, pela Sua santa vontade.

Atos 17.26: "E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós"
- O apóstolo Paulo está dizendo que Deus estabeleceu na eternidade os limites da nossa morada, e planejou que nasceríamos aqui no Brasil, e estaríamos aqui agora na Sua casa.
Versículo 30: "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam"
- O Senhor mostra a Sua misericórdia e bondade.
- Todos fomos criados por Deus.
- João foi uma promessa de Deus feita nos tempos antigos.
- Igualmente, de uma forma infinitamente poderosa, por toda Escritura vemos Deus revelando o Senhor Jesus Cristo, o ungido de Deus, o amado do Senhor, como um presente que Ele nos dá, e que para nós significa tudo. Guardadas as devidas proporções, é como se alguém tivesse um presente magnífico para nos dar, e fosse descrevendo-o, revelando-nos os seus prodígios, a sua natureza.

Malaquias 3.1: "Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o Senhor dos Exércitos"
- Aqui vemos a promessa da vinda de João o Batista, o qual prepararia o caminho do Senhor Jesus.
- Mesmo com a idade, Zacarias e Isabel, não perderam a fé, nem a confiança em Deus, ainda que não fosse mais possível para eles, humanamente, terem um filho.
- Mas, havia uma promessa de Deus. E a seu tempo, Ele encarregou-se de cumpri-la; e que alegria para aquele casal de velhinhos receberem do Senhor o presente que tanto desejavam. O filho foi um milagre de Deus.

Votando a Marcos 1...

- Nós devemos receber a palavra do Senhor, e obedecer à Sua palavra.
- O apóstolo Paulo quando está escrevendo suas epístolas diz: Paulo, servo do Senhor Jesus Cristo... Não pela minha ou a sua vontade, nem pela vontade de ninguém, mas pela vontade de Deus, somos servos do Senhor Jesus.
- Foi Deus quem enviou João Batista; é Ele quem nos envia a proclamar a Sua palavra.
- A nossa motivação tem de ser a de fazer a obra do Senhor.
- Ninguém pode exceder em amor a Deus. O Seu cuidado em trazer João o Batista como um presente para Zacarias foi também torná-lo bênção na pregação do Evangelho de Cristo.
- O Senhor fazendo a Sua obra, o Senhor enviando homens à Sua seara, e enviando-nos a realizar a Sua santa vontade.
- Algo triste é quando passamos pela vida e nada fazemos. Há muitos homens, grandes homens que nos deixaram um legado, o qual desfrutamos daquilo em que trabalharam, e que agora nos beneficia. Mas sabe de uma coisa, meus irmãos, muito daquilo que é feito pelos servos do Senhor não é anunciado, nem reconhecido pelo mundo, porém, que obra maravilhosa, fantástica, anunciar o Evangelho de Cristo, e proclamar o caminho da Salvação, sabendo que estamos sujeitos a Ele, e por Ele, capacitados a alcançar os perdidos, os rebeldes.
- João veio segundo a palavra do Senhor. Assim como Isaías, Paulo, Pedro, e nós; somos chamados e destinados a fazer a obra do Senhor.
Versículo 6: "E João andava vestido de pêlos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre"
- Ele era um homem humilde, simples.

Mateus 11.7: "E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas, a respeito de João: Que fostes ver no deserto? uma cana agitada pelo vento?"
- O que é uma cana agitada pelo vento? Ela faz um assobio, um ruído.
Versículo 8: "Sim, que fostes ver? um homem ricamente vestido? Os que trajam ricamente estão nas casas dos reis"
- Aquelas pessoas desprezam os outros pela aparência. O valor que elas davam ao próximo era segundo o que elas aparentavam ou possuíam.
Versículo 9: "Mas, então que fostes ver? um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta; Porque é este de quem está escrito:Eis que diante da tua face envio o meu anjo,que preparará diante de ti o teu caminho"
- Quando perguntaram a João se ele era um profeta, ele diz: Não. Sou uma voz que clama no deserto.
- Hoje vemos muitos se arvorando a curandeiros, apóstolos e profetas, sem sê-los. Mas João disse o que era: servo do Senhor, e isso, infelizmente, é algo que a maioria dos homens se recusa a ser.
- O importante não é o que eu penso de você, meu irmão, o que falam de você, se você é bajulado, se o carregam no colo ou não, mas quem é você para Deus. Até porque, hoje as pessoas o adulam, amanhã o apedrejam.
Versículo 11: "Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele"
- Ninguém entre os nascidos de mulher é maior do que João o Batista, mas o pequenino, o menor entre os servos de Deus é maior do que ele.

Marcos 1.7: "E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas"
- João comia mel silvestre e gafanhotos, e se vestia com pêlos de camelo, não bebia vinho, jejuava, tinha uma vida de abstinência, voltada para Deus.
- Olha o contraste da palavra de Deus com o que vemos hoje, onde as pessoas são ensoberbecidas, vaidosas, uma querendo ser maior do que a outra. Cada uma ambicionando ter um bem maior, um poder maior, e ser melhor do que a outra.
- João, em si mesmo, se humilhava como servo do Senhor; tinha-se em menor grau para servi-lO melhor, de tal forma que o Senhor fosse exaltado e não ele mesmo.
- João, inquirido por um dos seus discípulos pelo fato de todos o abandonarem e seguirem a Cristo, disse: "Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido" (Jo 3.29). Em outras palavras, a alegria do amigo do noivo era exultar-se na alegria do noivo.
- Essa é a atitude de alguém cheio do Espírito Santo, que ao invés de se exaltar a si mesmo, exalta aquele que é merecedor de toda a glória e louvor, o nosso Senhor e Salvador.
- João o Batista é o exemplo de servo do Senhor Jesus, aquele que estava ali para servir e glorificar a Deus em sua vida. Veremos muitos tipos de servos do Senhor na palavra de Deus. Havia nele o temor a Deus, havia o cumprimento de uma profecia, de que seria uma bênção, e o desejo de servi-lO. Não havia em João a autoexaltação, orgulho, mas o desejo profundo de consagrar-se ao serviço do Senhor.
- Deus tem nos separado para ser vasos de honra, nos preparado para servi-lO, e nos destinado a ser uma grande bênção. Este deve ser o desejo de cada um de nós, que sejamos usados para cumprir aquilo que Ele deseja, seja pregar para uma multidão, ser preso injustamente, e ser decapitado como foi com João o Batista.
- O nosso desejo tem de ser, no mais íntimo do nosso coração, o de servir completamente a Deus, como instrumento da Sua vontade. Porque maravilhoso é Aquele que prometeu: e cuidarei de vós.

Resumo da mensagem pregada no TBB: Janeiro de 2009.
Todos os versículos da Almeida Corrigida e Fiel da SBTB (ACF)

Nenhum comentário:

CLIQUE, NO TÍTULO DE CADA UMA DAS POSTAGENS, PARA ACESSAR O ÁUDIO DO SERMÃO OU ESTUDO